sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Sinopse de UM MUNDO MELHOR
















Sinopse da obra

“Um Mundo Melhor” é uma obra de poesia realista de intervenção social e política.
Nesta obra a autora manifesta-se de modo bem vivo, numa linguagem clara, direta, por vezes irónica, de forma a que a mensagem chegue a leitores de diferentes sensibilidades sociais e politicas.
Escrever é lutar. Com efeito, este género literário, a poesia, cujo étimo grego é poiesis”, que significa criação, e, no caso vertente, a poesia de intervenção é uma arma criada por palavras, uma arma com arte, assente em valores estéticos, “aesthesis” que significa conhecimento sensorial, sensibilidade. É esta a arma que Zélia Chamusca utiliza na luta contra a corrupção, as injustiças sociais, as desigualdades em direitos, e, em suma, a exploração humana sob uma nova forma de escravatura.
Esta obra é, sobretudo, um alerta para o mundo em que vivemos e que depende de todos nós,  torná-lo “Um Mundo Melhor” de fraternidade e de paz.

                                                           «»

4 comentários:

  1. Parabéns à poetisa Zélia Chamusca por esta bela prosa que sintetiza uma admirável filosofia de vida, uma lição de civismo, de ética que merece ser interiorizada por todas as pessoas bem intencionadas no respeito por todos os seres vivos.Amai os outros como a vós mesmos e, para isso, construam UM MUNDO MELHOR.
    Beijos
    AJS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ilustre Amigo A.João Soares,
      Muito grata pelo seu tão agradável comentário.
      Abraço fraterno,
      ZCH

      Eliminar
  2. Uma sinopse que mostra ser sua obra rica em palavras e em objetivos. Parabéns! Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Marilene,
      O objetivo é rico mas o resultado será muito pobre porque eu não posso mudar o mundo, mesmo sentindo a sua carga como diz Sartre:
      "O homem tem o peso do mundo às costas"
      Só todos nós, humanos, unidos pelo sentimento primordial, a fraternidade, poderíamos mudar o mundo tornando-o UM MUNDO MELHOR.

      Grata por sua agradável presença e beijinho,
      ZCH

      Eliminar