sábado, 25 de fevereiro de 2012

LINGUAGEM POÉTICA




 
É linguagem sublime

Em que a poesia se define

E imprime

Sentimento

À emoção,

À paixão,

Expresso

Em verso,

Surgindo o poema.



É a linguagem do amor

Por excelência.

Está para além

Da fáctica existência.



A poesia

Antecede o poema

Partindo duma ideia ou lema.

É a arte da dialética,

É estética.

O poema eu escrevo

A poesia eu sinto

Na alma,

No corpo,

No coração.

É a emoção

Em todo o meu ser.

Ela me preenche

E me enche

Em plenitude

E realização!...



É a forma mais perfeita

Da comunicação

É de Deus a manifestação,

Em mim,

Quando sinto,

Quando crio,

Quando amo,

Tomando parte

E sendo parte

Na obra da Criação!...

             



Poema de - Zélia Chamusca
Da obra- PEDAÇOS DO MEU CORAÇÃO
Edições Vieira da Silva

6 comentários:

  1. A poesia antecede o poema. Grande verdade essa. Para se ser poeta e escrever poemas é fundamental ter a poesia dentro de si. Senti-la num cheiro, vê-la num olhar, percebê-la num silêncio. A Zélia tem tudo isso, por isso é uma grande poetisa, a minha poetisa preferida. Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Meu Querido Poeta Guilherme Duarte,
    Muito grata por seu carinho e beijinho, ZCH

    ResponderEliminar
  3. Estimada Poetisa Zélia Chamusca, aqui estou , novamente visitando seu belo espaço Literário, onde podemos apreciar sua boa poesia, sua pessoa tão querida.
    Em especial agradecer sua elegância em trazer ao seu Blog, a nossa AVSPE, isso me comoveu, pois aqui mostra sua SOLIDARIEDADE E FRATERNIDADE HUMANA, coisa rara hoje em dia!
    Muito agradecida, com admiração,
    Efigênia Coutinho

    ResponderEliminar
  4. Querida Senhora e Ilustre Poetisa, Efigênia Coutinho,
    É uma honra para mim pertencer ao seu nobre e cultural espaço AVSPE.Isso lhe devo e lhe estou muito grata.
    Minhas felicitações à pessoa que agrupou meus poemas, que estão muito bem apresentados, com sensibilidade e arte.
    Gosto muito mais de os ler no seu espaço. Fê-los realçar com a beleza da formatação da AVSPE.
    Muito grata e beijinho,
    ZCH

    ResponderEliminar
  5. Profundo, verdadeiro e, mais que tudo, poético. Bjs. do Paolo Lim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Caríssimo Poeta, Paolo Lim,
      Fico feliz com a sua agradável presença.
      Grata e beijinho,
      ZCH

      Eliminar